O que você procura?

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

PRAIA DO SACO: um quase paraíso!


Praia do Saco - Alagoas. Linda!
A aproximadamente 15km ao Sul de Maceió, antes da Praia do Francês, está uma das praias mais bonitas de Alagoas, na minha opinião.

A Praia do Saco está num paraíso ainda fora dos roteiros oficiais das agências de turismo. Ela possui um paredão enorme de arrecifes que forma uma verdadeira piscininha na maré baixa, ideal para os pequenos.

Arrecifes deixam a maré tranquila para as crianças. A maré aqui ainda não está tão seca.
Para chegar lá, partindo de Maceió, você deve pegar a AL 101 Sul até o povoado da Massagueira. Só que ao invés de entrar à direita, como se fosse para a Massagueira, você entra à esquerda. Com a duplicação, o tráfego por ali está mais rápido. Então, para não correr o risco de um acidente, tente fazer um retorno mais à frente, caso esteja muito movimentado. Você irá percorrer uma estradinha asfaltada em uma parte e de barro da sua metade até o fim.

Quando chegar à praia, você irá perceber um dos problemas desse lugar. Há um paredão de casarões que restringe o acesso ao mar. Você tem duas opções: estacionar o carro logo no início (se conseguir uma brechinha) ou andar um pouco mais para a esquerda e estacionar o carro depois que passa a última casa. Geralmente, costumo fazer esta última opção pois tenho a possibilidade de ver uma praia mais natural.

Casarões não obedecem recuo mínimo e formam um verdadeiro paredão à beira-mar. Foto: panoramio.com
A praia é um tanto rústica, não há muita infra-estrutura. Levem água e lanchinhos para as crianças. O que há são umas barraquinhas ultra simples que “despejam” suas cadeiras em uma boa parte da areia e contribuem para que essa praia não seja tão perfeita assim. O que eu faço? Ando mais um pouco para a esquerda e fico longe delas, em um paraíso preservado e tranquilo.

Cadeiras espalhadas por grande parte da areia. Praia do Saco/AL

Agora sim a Minha Praia do Saco.
Brincar na areia fina é tudo de bom!
 As águas são calmas, mornas e transparentes. A areia é fina e o sossego é interrompido pelo som do vento e dos pássaros, principalmente em dias de semana.

Águas cristalinas da Praia do Saco/AL.
Depois da praia, pega a estradinha de volta e atravessa a rodovia rumo à Massagueira, onde você irá encontrar bons restaurantes que serão tema de um outro post.

11 comentários:

  1. Oi, Alline! Ainda não conheço a Praia do Saco, mas fiquei com vontade de ir. Essa tranquilidade não tem preço. Só é realmente uma pena essas casas à beira mar, né?
    Lá na Massagueira já fui ao bar do Pel (ou Péu? rs), mas tem tanto tempo que nem sei dizer exatamente onde fica. Mas sei que o tio do meu marido é freguês lá... nem sei se o nome da rua (Antônio Cunha) é em homenagem a ele... kkk

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. olá!
    to doida pra conhecer essa praia...sou de bh, mas meu destino certo todo ano é maceió... como posso ir nessa praia de ônibus qdo estiver em maceió? ela parece perfeita pra minha pequena de 5 anos! Amei o blog! to seguindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Amélia. Gosto muito da Praia do Saco, apesar de alguns inconvenientes. Para chegar lá de ônibus, o ideal seria se dirigir ao terminal Rodoviário, pegar um ônibus para Marechal Deodoro e descer na Massagueira, que fica em frente à entrada da Praia do Saco. O problema começa aí. A andada até chegar à Praia do Saco é grande, principalmente para um pequena de 5 anos. Vale a pena alugar um carro u acertar com um taxista. Lembre-se que lá não tem muita estrutura e eu recomendo levar lanchinhos para as crianças.
      Obrigada pela visita.

      Excluir
  3. Oi, Alline! Sou de Maceió também e já fui 3 vezes na Praia do Saco, todas elas num fim de semana. Não sei como estava na época que você foi, mas atualmente a situação é a seguinte:
    Às vezes aconteceu de ter som alto, mas o que me irritou mesmo são os playboys que "estacionam" suas lanchas e jet skis na água, ficando parados do lado dela, por puro exibicionismo. Não são poucos, são muitos mesmo! Isso atrapalha bastante, e é até um perigo com tantas crianças tomando banho ali. Não volto mais lá!

    Não tenho filho, mas parabéns pelo blog! Muito bacana esse foco diferenciado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Igor! Lamentável essa situação. Um lugar tão lindo... pelo menos tinha tudo para ser. Essas lanchas ficam no começo ou no final da praia?

      Excluir
    2. Ficam na parte das barracas. Acho que mais afastado deve ser tranquilo.

      Excluir
  4. Olá, Aline!
    Quero cumprimentá-la pelo blog e pelas boas dicas que você passa às pessoas que não conhecem Maceió e seus encantos.
    Tenho ido à sua cidade regularmente, já conheço vários locais e praias maravilhosos, mas ainda não conheço a praia do Saco.
    Se você tiver uma ideia, peço que me fale sobre a distância da praia do Francês (onde reservei hospedagem, no início do próximo mês de agosto) até a praia do Saco. Gosto de correr e pensei em fazer correndo esse percurso (se não for arriscado, é claro).
    Nessa mesma oportunidade, pretendo conhecer Massagueira e comer alguns dos pratos que oferecem lá. Poderei ir, partindo da praia do Saco? Como não vou alugar carro, e gosto de caminhar, e de correr, vou unir o "útil ao agradável". O que vc acha?
    Finalizo, agradecendo a sua atenção.
    Abs,
    Marcos

    ResponderExcluir
  5. Muitos frutos a carros ladrões de todo jeito... Fica uma quadrilha por ali só esperando a hora certa de agir. Fui lá ontem, orrombaram meu carro levaram DVD automotivo, Step e tudo fácil de carregar dentro do carro... Bando de ladrões lá! O pior é que quando fui na delegacia todos os policiais sabem dos furtos lá mais não fazem nada. Tirando isso a praia e muito boa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Moésio. Que absurdo!! Essa nossa postagem já faz um tempinho e é impressionante como as coisas mudam (às vezes para pior) em pouco espaço de tempo. Furtos tem acontecido, infelizmente, nos arredores das praias em virtude do apelo turístico. É preciso ter muito cuidado. Inspiraste-me a escrever a respeito. Por conta dessas coisas, tenho sido bem seleta na escolha dos locais por onde vou. Muito obrigada pelo seu comentário!

      Excluir
  6. Estava querendo ir mas tou com medo dos assaltos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Edna!!! Morro de vontade de voltar lá mas também tenho um pouco de receio... uma pena!

      Excluir

Sua opinião é muito importante! Obrigada!