O que você procura?

terça-feira, 27 de março de 2012

Por aí: Atrações infantis em Buenos Aires

Buenos Aires é mais do que tango, vinhos e doce de leite. Descobri que Buenos Aires também é uma cidade receptiva à família e repleta de atrações para as crianças.

Para levar os pequenos para Buenos Aires comece com um roteiro bem planejado. Recomendo fugir dos roteiro e guias prontos das agências de turismo e colocar a mão na massa para planejar o melhor roteiro pra a SUA família.

Cada mãe e pai sabem os filhos que têm e os programas que mais agradam a todos. Então, ninguém melhor do que vocês para montarem o roteiro. Eu já comentei AQUI como organização é fundamental, mas lembrem-se que estamos falando de viagens quando imprevistos podem acontecer e precisamos saber contorná-los sem neuras. Arrependo-me de não ter estabelecido um plano “B” para cada dia de viagem. Mal tempo, criança abusadinha e horário alterado das atrações sem aviso prévio. Isso tudo tem que ser cogitado e uma outra opção de passeio já precisa estar engatada.

Veja aqui as minhas dicas para curtir Buenos Aires com diversão garantida.

    1) Plaza del Congreso: em pleno centro de Buenos Aires, essa praça é um dos pontos turísticos da cidade. É ampla, dá para as crianças correrem e gastarem as energias. Aqui está um Carrossel super preservado que vale a rodadinha. Os carroséis são chamados de Calesitas e declarados Patrimônio da Cidade. Leve umas moedinhas para comprar milho e dar aos pombos. É bem baratinho e a criançada adora.

Dar milho aos pombinhos faz a alegria das crianças.

Percorrendo o centro de Buenos Aires, próximo ao Obelisco.

2)  Galerías Pacífico: paraíso de compras dos brasileiros em pleno centro da cidade, na Calle Florida, esse shopping tem um espacinho bem legal, chamado Plaza Kids, perto da praça de alimentação. Dá para deixar a criança brincando com a supervisão do papai e dar uma conferida nas promoções das lojinhas infantis que ficam ali pertinho.

Cantinho da criançada nas Galerías Pacífico.
 3) Museo de los Niños: localizado dentro do shopping Abasto,  incontestavelmente, esse foi o meu lugar preferido. Que sonho era aquela lugar! Fantástico! As crianças brincam de serem gente grande: médico, professor, engenheiro, motorista, fazer compras, jogador de futebol, enfim... Andares e mais andares de brincadeiras, jogos, livraria infantil e tudo o que qualquer criança poderia gostar. Abrem a partir das 13h e não funcionam na segunda-feira. Tirem a tarde inteira para esse passeio. É impossível passar menos de 2 horas por ali.

Museo de los niños: um sonho de brincadeira!

Museo de los niños: chegando e correndo para brincar.

Museo de los niños: brincadeiras lúdicas.

Museo de los niños: uma piscina de bolas diferente.

Museo de los niños: alegria garantida!
 
Livraria do Museo de los niños.

4)  4) Zoológico: passeio obrigatório para quem vai com crianças. Logo na entrada, você pode comprar um pote de comida para os bichinhos e deixar as crianças fazerem a festa! Nunca fui a um zoológico onde pudesse ficar tão próxima dos animais e além disso ainda dar comidinha para eles. Lá, existe toda uma estrutura para crianças com fraldário e lanchonetes. Ah! Um lindo carrossel de 2 andares está bem aqui. Vale a pena conferir!

Os bichinhos já abrem a boca para jogarmos a comidinha.

Zoológico: é possível chegar bem próximo e dar comida ao animais.

Zoológico: diversão certa mesmo no frio danado!
5) Jardim Japonês: fica no bairro de Palermo, próximo ao zoológico. Não cheguei a visitá-lo pois fazia muito frio e tudo o queríamos era um lugar mais quentinho, mas relatam ser um lugar muito bonito e que vale a visita com as crianças.

6) Puerto Madero: um lugar legal para fotos, dá para as crianças andarem sossegadas. Os restaurantes dali são bem carinhos e se vocês forem no inverno, lembrem-se de se agasalharem bem pois faz muito frio em virtude de ser um lugar bem aberto. Decepcionei-me com o famoso restaurante Siga la Vaca. A fila era gigantesca e o atendimento, ainda na recepção, não foi muito ruim. Espera e crianças são duas coisas que não combinam. Não ficamos para conferir e fomos a um restaurante de churrasco patagônico muito gostoso. O pior foi sair procurando um outro local num frio de rachar. A dica: estabeleça 2 ou 3 opções de restaurantes previamente.

 7) Loja da Barbie: como tenho um menino, não fez parte do meu roteiro, mas é um paraíso e parada obrigatória para as meninas que queiram ter um dia de princesa.

8) El Ateneo: essa livraria é um encanto! Linda de morrer e repleta de livros de todos os tipos. São 4 pavimentos de muita cultura. No pavimento inferior está o paraíso dos livros infantis. Meu filho se esbaldou e trouxemos muitos livrinhos. Vale a visita até para quem não é muito fã da leitura. Duvido que você não fique com vontade de levar pelo menos um guia turístico das diversas cidades do mundo.

Essas atrações são as mais comumente visitadas e foram aprovadas pelo meu garotão, na época com apenas 2 anos de idade.

* Dica 1: Leve um carrinho para as crianças, de preferência aquele tipo guarda-chuva, pois é prático de montar e desmontar e cabe fácil em qualquer taxi. A cidade é facilmente percorrida a pé, mas com criança no colo não rola não.

* Dica 2: Antes de viajar, confira a rota dos ônibus amarelos que fazem um tour pela cidade. Com o intinerário, você poderá programar a viagem toda subindo e descendo nos pontos turísticos com um bilhete que vale 48 horas. Assim, não se pega taxi (que são a parte chata de buenos aires, na minha opinião) e se pode conhecer todos esses lugares que citei acima. Vale a pena! 

Que atração você acha que seus filhos gostaram ou iriam gostar mais?

2 comentários:

  1. Oie...adorei o post,me deixou com saudades...BA foi uma das primeiras viagens que fiz com meu filho,na epoca com 3 aninhos...Amamos tudo,mas sem duvidas o campeao foi o Museo de Los NInos..imperdivel!!!
    bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  2. O Museo de los niños é roteiro obrigatório para curtir Buenos Aires com crianças. Tudo de bom!
    Bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante! Obrigada!