O que você procura?

terça-feira, 3 de abril de 2012

Conhecendo Paripueira sem guia turístico

Praia de Paripueira. Linda!
Distante cerca de 30km de Maceió, Paripueira é um povoado privilegiado pela natureza. Anteriormente, pertencia à Barra de Santo Antônio e só em 1988 o município foi criado. Paripueira possui uma praia exuberante e lindas piscinas naturais que já foram dica de uma leitora AQUI no blog.

Se você gosta de fazer seus horários, programar seus passeios e ter mais liberdade nas suas viagens, venha comigo!

Programe-se para sair cedo de casa ou do hotel. Assim, você encontra o trânsito livre e o sol ainda saudável para os pequenos. Para quem está sem carro, vale a pena alugá-lo. Não tem mistério algum chegar ate lá. Pegue a AL 101 Norte e siga uma reta só. Paripueira está localizada depois de Ipioca. Há uma placa grande indicando a entrada principal da cidade.

A cidade é bem pequena, com cerca de 9700 habitantes, mas agradável. Fazia tempo que eu não a visitava e achei a pracinha uma graça, bem cuidada.

Cidade de Paripueira.

Parquinho da cidade. Mais bem cuidado do que muitos parquinhos por aí.

Pracinha da cidade de Paripueira.
Siga sempre reto em direção à praia. Você vai dar de cara com vários guias com cartazes, bem na curva da estradinha, oferecendo passeios para as piscinas naturais. O passeio mais indicado sai do Restaurante Mar e Cia, que por sinal é bem carinho, mas se quiser dar um pulinho até as piscinas, vale a pena sair de lá. Tem várias plaquinhas que o levarão até o Restaurante, sem precisar da ajuda de guia nenhum.


Guias turísticos acenam para vender passeios.
Se quiser curtir a praia, continue pela estradinha e vá margeando a praia. Siga admirando a bela paisagem até encontrar várias barraquinhas à beira mar. Fácil de estacionar e sem tumultos como a praia do Francês, por exemplo, o difícil aqui é escolher a barraca. Ao nos depararmos com duas senhoras tratando  polvo e massunim, um marisco delicioso que se encontra aos montes na praia de Paripueira, pensamos: “é aqui!” Frutos do mar novos são frutos do mar gostosos. A comida era boa, mas ficamos com vontade de passar para a barraca ao lado, que nos pareceu bem mais legal chamada Barraca do Caranguejo. Bem em frente à barraca, tem um acarajé delicioso que vale vale a pena ser devorado, deixando a dieta para a segunda-feira.


Vista da estradinha que margeia a praia.

Bela praia. Um convite ao descanso.

Paripueira é um povoado de pescadores. Embarcações estão sempre na praia.

Mulheres de pescadores são responsáveis por tratarem os frutos do mar.

Esse é bom! Pode provar.
Pode ir sem medo e deixe as crianças à vontade. A areia fininha, é um convite à brincadeira e a paisagem é muito bonita, sem o burburinho dos restaurantes famosos e “pega-turista”da região. Experimente cavar a areia dentro do mar e tentar encontrar massunim. As crianças adoram a descoberta.  
Areia é igual a criança, não tem jeito.

Mar de Paripueira
Na maré baixa, você anda, anda e anda dentro do mar sem que a água passe da sua perna. Tem coisa melhora para criança? Aqui, você pode passar a manhã, tomar banho de mar, almoçar e voltar para Maceió, com as crianças mortas de cansadas após um dia bem divertido.


Praia de Paripueira na maré baixa. Muita areia e pouca água. Tranquilidade para as crianças.
Animados para conhecer Paripueira?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Obrigada!