O que você procura?

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Festinha em casa ou no salão de festas?

Hoje em dia, com o nosso corre-corre, todo o panorama das festas infantis mudou. Aproveitando-se da falta de tempo das mamães, as empresas começaram a bombardear o mercado com opções prontas e práticas para comemorar o aniversário das crianças. Você paga um pacote fechado com simplesmente tudo o que a festa irá precisar e fica preocupada apenas com a hora do cabeleireiro no dia da festinha. Mas tudo isso tem um custo. Vale a pena?

Essa resposta é bem pessoal. Há quem prefira pagar e ficar despreocupada e outras mamães que se doam de corpo e alma quando o assunto é a festinha dos pimpolhos. Eu me enquadro nessa última categoria. Fiz 2 das 3 festinhas do meu filho em casa. As festinhas nos salões infantis, para mim, acabaram ficando um tanto comuns e parecem todas um pouco parecidas, não acham não? Sou adepta do diferente e a única maneira que vi para conseguir essa façanha foi colocando a mão na massa, como as mamães de antigamente faziam. Para isso, é fundamental programar com antecedência e contar com ajuda da vovó, titia, marido, vizinha, prima, enfim... Isso tudo dá uma trabalheira danada e eu faço novamente a pergunta: Vale a pena?

Para responder, vamos colocar tudo na ponta do lápis.

Itens básicos para as minhas festinhas infantis em casa:
Doces e Salgados
Bolo decorativo
Petiscos para os adultos e lanches extras para a meninada
Bebidas não alcóolicas, alcoólicas e gelo
Garçons
Aluguel de uma caixa térmica para as bebidas
Aluguel de mesas, cadeiras e toalhas.
Bolas e enchimento de bolas
Aluguel de brinquedos
Artigos descartáveis
Guloseimas e personalizações das guloseimas
Artigos básicos para compor a decoração
Lembrancinhas das crianças
Arranjos de mesas
Aluguel de toldos

Calcule o valor de tudo isso, adicione o tempo que você perde fazendo orçamentos e confeccionando artigos manuais e terás quase a mesma coisa do que cobram alguns salões infantis, com diferença pequena, logicamente que sem contar alguns que cobram cifras absurdas. Tudo vai depender da quantidade de pessoas. Se sua festinha tem poucas pessoas, talvez compense financeiramente fazer em um buffet especializado, mas se a festa é para muitas pessoas, o que você vai pagar nos salões é alto demais porque eles cobram por convidado. A festinha de 1 ano do meu filho tinham 150 pessoas e eu fiquei abismada com o valor que me cobraram nos salões de festas. Optei por fazer em casa, a festinha ficou linda, todo mundo satisfeito e foi ali que começou meu prazer em fazer as nossas próprias festinhas.
Festinha de 1 ano para 150 pessoas. Tema: Vila Sésamo

Mesa do bolo. Haja bolo para tanta gente!

Festinha de 3 anos para 40 pessoas. Tema: Fazendinha

Bolo. Um andar é mais do que suficiente.
Vocês podem dizer "Ah! Mas o preço final é quase o mesmo". Concordo, mas a festa em casa é única e a satisfação de ver seu filho encantado com tudo aquilo que foi feito por você é inexplicável. É muito legal reunir a família e os amigos em casa, papear sem compromisso com horário, ter seu filho super à vontade em seu próprio lar dividindo os seus brinquedos com os coleguinhas.

Dá um trabalho miserável e só de pensar em arrumar tudinho quando a festa termina chega a dar um desânimo, mas no final de tudo, eu durmo super feliz e realizada depois de ouvir: “Mamãe, você fez essa festa para mim?”. Respondo: “Sim, filho. Gostou?” Ele: “Adorei”. Minha missão está completa.

Eu faria tudo de novo. 

Um comentário:

  1. Muito legal!!!
    Adoro festinhas em casa tb!!! :)
    Ser mãe é isso, participar de todos os momentos, colocar a mão na massa e depois ser recompensada com um sorriso lindo e sincero no rostinho dos nossos filhos...
    beijos!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante! Obrigada!