O que você procura?

quinta-feira, 10 de maio de 2012

{Parte 2} Pontal de Coruripe: seus prós e contras


Coruripe não é um dos roteiros mais cobiçados para o turismo Alagoano, mas por que?  Muitos turistas, e alagoanos, saem pelo litoral sul de Alagoas visitando as praias, param em Jequiá da Praia e pulam para a Foz do Rio São Francisco em Piaçabuçu.

Já falamos (aqui) sobre as 6 praias de Coruripe e venho agora falar em particular do Pontal de Coruripe. Esse é o lugar onde se tem opções de hospedagem, banho de mar tranquilo e garantia de relaxamento. Tem seus defeitos? Tem sim e deles iremos falar já já, mas tem qualidades que compensam o passeio.

Praia Pontal de Coruripe - AL.
O Pontal de Coruripe é a praia mais visitada do Município de Coruripe. Os barquinhos dos pescadores fazem parte do cenário e os arrecifes emolduram a paisagem abençoada. O centrinho é bem pequeno, com poucas opções de restaurantes, lojinhas e lazer em geral.
Desista de comparar o Pontal de Coruripe com outras praias mais estruturadas, como Porto de Galinhas, em Pernambuco, e até Barra de São Miguel, na nossa terrinha. Aqui, você terá poucas opções de restaurantes, farmácias, vendinhas, padarias, enfim. Desista também de compará-lo com as praias plenamente desertas. Caso queira algo assim, vá até Poxim, em Coruripe mesmo. Desista ainda de comparar as opções de hospedagem com o charme da Rota Ecológica, em São Miguel dos Milagres. Aqui, você terá acomodações simples, porém aconchegantes que se esforçam para agradar. Encare o Pontal de Coruripe como um roteiro diferente, um lugar para conhecer e relaxar além de ser uma ótima opção como ponto de apoio para explorar parte do litoral alagoano (Gunga, Duas Barras, Jequiá da Praia) e dar um pulinho até a Foz do Rio São Francisco.

Vem comigo!
Os barquinhos fazem parte do cenário de Pontal de Coruripe.

ONDE FICAR:

A cidade possui muitas pousadas, todas simples, mas algumas são simplérrimas, do tipo que o site engana, sabe? Abaixo, as opções que havia separado para nossa família em janeiro desse ano.

- Pousada Paradise, a antiga Surf Paradise. A pousada mais estruturada, com várias opções de acomodações e uma area física maior. O mar em frente é um pouco agitado. Não a conheci por dentro. Essa seria umas das minhas opções de hospedagem, mas como encontrei uma outra pé na areia em um local com mar mais tranquilo, deixei para outra oportunidade.
 
- Pousada Canto de Yemanjá. Ela fica bem no centro mesmo, à beira mar. Pareceu-me uma boa opção, mas não muito para quem vai com crianças pois não gostei da fachada um pouco insegura para os pequenos. É arrumadinha, mas não tem opção de lazer infatil.

- Pousada Pontal Por do Sol. À beira-mar, um pouco mais afastada do centro, mas perto o suficiente para ir caminhando até lá, foi a nossa escolhida. Recomendamos! Darei mais informações em uma “revew” inédita. Aguarde.


A PRAIA:
O mar é tranquilo e tem baixa profundidade. Tem coisa melhor para crianças? Quando está muito seca, os barcos ficam todos na areia, sem um pingo de água ao redor. Até a pousada Paradise, o mar é mais agitado. Em frente ao Farol, um aparedão de arrecifes forma uma piscininha fantástica e uma paisagem deslumbrante. É o local mais tumultuado, com guarda-sóis e ambulantes e costuma ficar bem cheio aos domingos. Mais para frente, nas proximidades da Pousada Pontal Pôr do Sol, o mar ainda é tranquilo, a praia mais deserta e o por do sol é um dos mais bonitos que já vi.

O Pontal de Coruripe é uma praia que combina com crianças.

Maré muito, muito seca. Cadê a água?!
No centro, em frente ao Farol, piscininhas se formam para a alegria da garotada.

Um dos Faróis mais acessíveis de Alagoas e com uma vista linda.

Logo em frente, ambulantes, guarda-sóis e mais gente. Esse era um dia de semana.

Siga a dica e pegue mais para a esquerda ou mais para a direita e fique com a praia toda para você.

Na maré baixa, dá para entrar (com cuidado) entre os arrecifes e ver peixinhos sem precisar de snorkel.

Em frente à Pousada Ponta Por do Sol, uma praia mais tranquila.
ONDE COMER:
Não há muitas opções. Recomendo o “Bar e Restaurante o Baiano”, que fica à beira mar, bem próximo ao Farol. Serve frutos do mar, tem cadeirinhas para os pequenos e a peixada que pedimos estava gostosa.

"O Baiano" é a dica de restaurante.

O restaurante tem umas mesas na areia para quem quer curtir o sol e o mar.

O QUE FAZER:
Em Pontal do Coruripe o negócio é curtir o dia, pois à noite não se tem o que fazer, a não ser a própria pousada. Vale curtir o mar, caminhar até o Farol (talvez o único do nosso estado que seja tão acessível) e admirar um pôr do sol lindo de morrer, quase dentro do mar. Para as fãs de artesanato, a Associação de Artesãos de Pontal de Coruripe, que fica nas proximidades do Farol, confecciona lindas peças com palha de oricuri. Se estiver de carro, pode seguir para um passeio à Foz do Rio São Francisco, simplesmente imperdível.

Dê um pulinho na Associação dos Artesãos. Lindas peças em palha de oricuri.

Um pôr do sol de encher os olhos.
O QUE NÃO GOSTEI:
Diante de tanta coisa boa, tinha que ter algo ruim. Duas coisas me deixaram chateadas e ambas estão diretamente ligadas a ação do homem na natureza, à exploração errada das belezas naturais e à falta de ações governamentais para melhorarem a infra-estrutura da cidade. A primeira delas é o paredão que se vê em grande parte da orla, repleta de construção mal planejada que enfeiam a praia. A outra coisa é a falta de consciência dos pescadores da região na hora do arrasto e preparo do peixe. Algumas vezes, vi arraias mortas, cabeças e escamas de peixe jogadas na areia, exalando um odor não muito agradável.

Poderia ficar sem essas coisas horrorosas enfeiando a praia, né? A orla é quase toda assim.
 Então, não vale a pena conhecer? Vale sim. Vale se não é a sua primeira vez em Alagoas, se você quer conhecer novas praias, se quer um fim de semana de descanso ou se você quer firmar uma base para explorar, de carro, a região ao redor, da Praia do Saco (da qual já falei aqui) até a Foz do Rio São Francisco.

Em breve, o porquê da pousada que escolhi para me hospedar em Coruripe.
Fique conosco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Obrigada!