O que você procura?

terça-feira, 8 de maio de 2012

{Parte1} Qual é a boa de CORURIPE?

Em janeiro desse ano, queríamos um passeio gostoso e pertinho de Maceió. Queríamos curtir o filhão, o mar, esvaziar a mente e relaxar. Escolhemos Coruripe, um município do litoral sul de Alagoas distante 90 km de Maceió. Convido vocês a conhecerem um pouquinho desse paraíso que nem eu mesma conhecía.

Antes de contar sobre o final de semana maravilhoso que tivemos, resolvi trazer informações básicas para facilitar a orientação de quem vai por aqueles lados.

Saindo de Maceió rumo a Coruripe, pegue a AL 101 Sul e siga como se fosse para a praia do Gunga, entrando à esquerda no entrocamento logo depois da Barra de São Miguel e seguir direto. A estrada é uma das mais desertas do Estado e, exatamente por isso, não é conveniente pegá-la à noite.


AL 101 SUL. Parte duplicada mas outras áreas ainda está em obras.

À caminho de Coruripe, sempre somos surpreendidos com lindas paisagens.

A estradinha local para Coruripe é bem deserta. Desista de ir à noite.

Coruripe possui 6 praias, cada uma delas com suas peculiaridades:

Praia de Pituba – Poxim
É um conjunto de 4 praias, todas desertas (desertas mesmo) e pouco exploradas pelo turismo. Não há nenhuma estrutura e nem opção de hospedagem, embora há alguns anos já se fale na construção de um grande resort de porte internacional. Não a conheço, mas as fotos disponíveis revelam uma praia muito bonita.

Praia do Poxim: bonita, heim? Foto: destinocoruripe
Praia da Lagoa do Pau
Uma das praias mais visitadas de Coruripe, ela conta com estrutura de pequenos bares. É importante lembrar que o mar é aberto e não muito indicado para crianças. Passamos por lá a caminho da nossa pousada, mas não gostei muito. Passa longe de ser um roteiro atrativo para quem viaja com os pequenos. Apesar de proibido por lei federal, quando a maré seca muito, é possível ver carros transitando na areia da praia em virtude da falta de fiscalização. O jornal Primeira Edição fez uma reportagem sobre esse crime contra a natureza no início do ano (aqui). 

Praia da Lagoa do Pau: não vi nada demais!

Praia da Lagoa do Pau: bares e muita gente aos domingos.


Praia da Lagoa do Pau: a maré bem seca e as pessoas metem o carro na areia. Puro desastre! Foto: jornal Primeira Edição.

Falavam muito da Lagoa do Pau e nós fomos lá conferir. Decepção! O lugar estava super bagunçado, sujo e cheio de lixo. Saímos correndo dalí.


Lagoa do Pau: bonita, mas pouco preservada.

Muito lixo e bagunça na Lagoa do Pau.

Praia do Pontal
Sem sombra de dúvidas, essa é a melhor opção para curtir o mar com as crianças. O mar calmo protegido por arrecifes garante a diversão dos pimpolhos e a tranquilidade dos pais. É o local que possui infraestrutra de pousadas, todas bem simples, é bom frisar. Uma delas, chamada de Surf Paradise, é mais conhecida pelos turistas em virtude de ser opção nas operadoras de turismo, mas não gosto muito da localização pois alí o mar é aberto. Queríamos uma pousada mais aconchegante, menorzinha, mais pé na areia e num local mais tranquilo da praia. Escolhemos a Pousada Pontal Pôr do Sol, um achado que merece uma postagem especial, assim como o Pontal de Coruripe, em breve.

Pontal de Coruripe: mar tranquilo e de pouca profundidade.

 Praia de Barreiras
Aqui, é possível ver o encontro do Rio Coruripe com o Mar. Um local interessante para uma bela foto é o Alto da Espia Grande ou Morro da Siribinas, um lugar de acesso dificultado e que antigamente servia para a Nação Caeté fazer o monitoramento do mar de Coruripe.

Barreias vista do Alto da Espia Grande. Foto divulgação.


Praias do Miaí de Cima e Miaí de Baixo
São praias desertas, com mar aberto e ondas fortes, ideais para o surf.
Na praia do Miaí de Baixo, é possível ver o naufrágio do navio suíço Estocolmo na maré baixinha.

Praia Miaí de Cima. Foto: turismopelobrasil.net

Navio Estocolmo. Praia de Miaí de Baixo. Foto: site eujafui.com.br

Gostou? Nas próximas postagens, traremos mais informações sobre o Pontal do Coruripe e daremos a nossa sugestão de Hospedagem.  

Assine nosso blog e receba no seu email, em primeira mão, as atualizações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Obrigada!