O que você procura?

terça-feira, 5 de junho de 2012

Plantando uma árvore com seu filho


Hoje é o dia internacional do meio ambiente e todos os dias, ouvimos e lemos sobre a importância de preservar a natureza, mas nós mães temos um papel fundamental nisso tudo. Não basta esperar que nossos filhos adquiram consciência ecológica na escola ou com os amigos. NÓS precisamos dar o exemplo. NÓS precisamos dedicar um pouco do nosso tempo falando dos animais, das plantas e dos mares. As crianças estão sempre imitando o adulto e os pais são sempre os seus espelhos.

Todos nós queremos que nossos filhos vivam num mundo mais saudável e agradável, mas isso precisa começar conosco, ensinando-lhes a cuidar desse bem tão precioso que é a natureza. O mundo que eles viverão no futuro, dependerá de atitudes de agora, que serão repassadas para nossos netos e assim por diante.

Existe um ditado popular que diz que a "vida de uma pessoa só é completa se ela plantar uma árvore, ter um filho e escrever um livro". O filho nós já temos. Que tal plantar uma plantinha? Mora em apartamento? Não tem problema. As hortinhas são uma ótima solução. Lembro muito de plantar feijão em algodão quando eu era criança. Quem nunca fez isso, não é mesmo? Então, sem desculpas. Escolha um cantinho que leve sol e mãos à obra. Garanto: eles vão adorar!

Retrato da nossa infância: plantar feijãozinho no copo. Foto: Blog tosuchsnobbery.

DICAS DE COMO PLANTAR UMA HORTINHA EM CASA:

Hortinha em apartamento. Foto: Blog Mundo da Érika
- Escolha as sementes

Selecione o temperinho de acordo com o espaço que você dispõe. Lembre-se que alguns como o manjericão pode ficar grandão e que outros como a cebolinha, pode trazer um cheirinho de cebola e até fazer os olhos lacrimejarem se o espaço for muito pequeno. Isso já aconteceu comigo quando morei sozinha. A mudinha ficou linda, deu  pena me desfazer dela, mas    não dava mais para mantê-la no meu apartamento minúsculo. (isso já aconteceu comigo). Uma boa idéia inicial é cultivar o alface pois ele é super fácil de plantar. Compre um vasinho de aproximadamente 20 cm de largura e 30 cm de profundidade ou adote a idéia fantástica que vi no site Vila do Artesão, transformando garrafa pet numa linda jardineira. Adorei!

- Plantando
Faça uma camada de 5 cm daqueles pequenos cascalhos (tem uns coloridinhos lindos que podem atrair a criançada)  dentro do vaso e depois cubra com terra. Isso favorecerá a drenagem da água e evitará fungos na raiz. Cave buracos pequenos de 0,5 cm e coloque as sementinhas.

Agora, é esperar crescer.

Vasinho reciclável de garrafa pet. Foto: Site Vila do Artesão



Um comentário:

  1. amei a dica da garrafa acoplada uma a outra e as tampinhas como pés. Num exposição, vi o aproveitamento para jardim suspenso, da caixa de leite, pintada e cortada na horizontal, sendo passado duas cordas para sustentar no muro. Em cada corda, uma média de quatro jardineiras com temperos. Ficou lindo.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante! Obrigada!