O que você procura?

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Sorriso de Plantão: levando alegria para as crianças


Há 10 anos, um grupo voluntário chamado Sorriso de Plantão foi criado por estudantes de medicina da Universidade Federal de Alagoas com o intuito de levar alegria e contribuir com o processo de cura. Eu fazia parte daquele grupo, morro de saudades daquela época e tenho bastante  orgulho em ver a proporção que o projeto tomou. Hoje, reconhecido nacionalmente, o Projeto conta com 60 integrantes de diversos cursos universitários, sob a orientação do Professor Doutor Cláudio Soriano, e dedica as suas tardes dos fins de semana levando alegria para as crianças do Hospital Universitário (HU) e Hospital Geral do Estado (HGE).


O grupo se apresenta caracterizado com vestimentas e adereços coloridos e oferece doses de bom humor, através de gargalhadas, injeção de ânimo, brincadeiras, dança, música, pintura, desenho, narração de hisrórias infantis e etc, diminuindo a tristeza e a ociosidade que tanto prejudicam a saúde física, mental e espiritual.


A “risoterapia” faz a criança se esquecer de sensações desagradaveis como frio, calor e dor. Um simples sorriso é capaz de estimular o corpo a produzir endorfina (analgésico natural). Todo o Projeto ainda se estende aos acompanhantes, profissionais de saúde e aos pacientes de outras alas do hospital, proprocionando momentos de descontração e alegria. À medida que os doutores palhaços do Sorriso de Plantão vão proporcionando riso e diversão, as crianças se envolvem e deixam aflorar seu lado espontâneo e criativo.

É por isso, que quando são criticados pelo barulho e questionados se hospital é lugar de palhaço, eles sempre tem uma outra pergunta na ponta da língua: “e por acaso é lugar de criança?” Concluindo... se pode ter criança, então pode ter palhaço. Adorei! O amor e a dedicação que seus membros têm pelo projeto são tão grandes que jamais vão conseguir tirá-los de lá. O espetáculo não pode parar!

 





Eu sou apaixonada por esses projetos que levam um pouco de alegria para os pequeninos que mal conheceram o mundo e já se depararam com o pior dos sofrimentos que é aquele que compromete a saúde. Tiro o meu chapéu para quem doa seu tempo, carinho e amor em prol de uma única recompensa: o sorriso de uma criança.

O grupo Sorriso de Plantão seleciona novos integrantes anualmente e está de braços abertos para visitas devidamente agendadas. Todos os sábados, das 14 às 17 horas no HU (setor de pediatria) e HGE (setores de pediatria e queimados).

Vale à pena conhecer o Projeto!



Site: www.famed.ufal.br/projeto/sorrisodeplantao
Facebook: Sorriso de Plantão
Twitter: @sorrisodplantao
Coordenadora: Maria Rosa  - enfamariarosa@yahoo.com.br

Um comentário:

Sua opinião é muito importante! Obrigada!