O que você procura?

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Como arrumar a mala da maternidade: dicas de quem acabou de desarrumá-la.


Arrumar a malinha da maternidade é uma delícia! Eu passava horas olhando aquelas peças miúdas e imaginando como seria minha princesa. Com 7 meses de gestação, nossas malas já estavam prontas, afinal, imprevistos acontecem e é sempre bom estar preparada para eles. Muitas mamães de primeira viagem ficam perdidas sem saber o que colocar na mala. Eu resolvi trazer a minha experiência recente e, quem sabe, ajudar aquelas que ainda estão um pouco confusas.


Primeira coisa a fazer, é lavar todas as roupinhas com sabão de côco. Leia todos os rótulos antes de comprar e dê preferência aos sabões que não contenham branqueador, pois são os mais naturais possíveis. Não é tão fácil de achar, mas se der uma procuradinha você encontra.

Separe as roupinhas mais bonitinhas que seu bebê tem e faça os conjuntinhos. 
Mãos à obra!

Vermelho para sair da maternidade, dizem que atrai sorte!


O QUE EU LEVEI

PARA A BEBÊ:

- 6 macacões longos (os mais arrumadinhos e mais quentinhos) = eu prefiro macacões pela praticidade em colocá-los e tirá-los.
- 6 bodies manga curta básicos para colocar por baixo do macacão = essa dica que me deram desde a gravidez do meu primeiro filho é muito legal. Mantém o bebê quentinho e evita o contato direto de bordados ou babados do macacão com a pele delicada.
- 1 kit saída de maternidade completo com manta
- 7 pares de luvinhas e meias
- Sapatinhos, tiaras e lacinhos = minha bebê nasceu com pouco cabelo e nenhum lacinho deu certo. Só usou as tiaras mesmo. Os sapatinhos, dei preferência pelos de croche. Alguns macacões já vêm com uma espécie de sapatinho e dispensa o sapato extra.
- Brinco = eu levei, mas não está autorizado furar a orelhinha no Hospital onde minha bebê nasceu. Por via da dúvidas, leve.
- 2 mantas avulsas quentinhas
- 4 lencóis de elástico para forrar no bercinho (levei aqueles do conjunto para carrinho). Acho mais prático. Funcionou bem.
- 6 fraldas de ombro
- 3 toalhas fraldas
- 4 cueiros – serve para enrolar o bebê por causa do frio do ar condicionado, forrar em algum local onde vai colocar o bebê e ainda no colo das visitas. Quase faltou. Eu recomendo levar um pouco mais. 5 cueiros seriam o ideal.
- Sabonete líquido de bebê = não precisou usar. Eles usam do hospital.
- Escovinha de cabelo
- Pomada de assadura = eu uso a bepantol baby
- Lavanda
- Lenços umedecidos = não usei. As enfermeiras deixam algodão e solução fisiológica para a limpeza dos bebês.
- Álcool 70% para coto umbilical = não precisou. Usado o da maternidade.
- 1 pacote de fraldas descartáveis
- Quadro de maternidade
- Lembrancinhas
- Bebê conforto com suporte de cabeça (evita que a criança fique pendendo muito a cabecinha no “saculejo” do carro) = alguém pode levar no dia da alta.

DICAS:

- Quantidade: a princípio, achei meio exagerada a quantidade que levei, mas como pode sujar muito, preferi estar preparada. Resultado: só deixei de usar 1 macacãozinho.

- Que tamanho levar?
 Pelo exame de ultrassom, dá para estimar o peso do bebê. Baseado nisso, escolha o tamanho das roupinhas e das fraldas descartáveis (se RN ou P). Na dúvida, coloque 1 roupa de sobra no tamanho diferente dos demais para não ter que sair às pressas porque nenhuma roupa coube no bebê. Levei 3 macacões RN e 3 macaões P (mas de fôrma pequena). Cuidado que tem uns macacões P que são estreitinhos, mas são muito compridos e vão ficar bem grandes nos pequeninos. O mesmo vale para as fraldinhas descartáveis. Eu levei RN e ficou bem certinha para ela, a tamanho P ficaria grandona, mas serviria. Se não quer arriscar, coloque tamanho P.

- Leve algumas luvinhas e meias avulsas. Elas caem ou perdem com facilidade. Precisei pedir para pegarem mais em casa.

- Arrume as roupinhas em saquinhos separados e coloque identificação como: 1ª. roupinha, 2ª. roupinha, etc. Isso facilitará para você e para seu acompanhante. Em cada kit, coloque: 1 macacão + 1 body + 1 par de meia + 1 par de luvas + tiara/lacinho combinando + sapatinho. Lembre-se que no primeiro kit (aquele que você entregará para à enfermeira antes de entrar na sala de parto), você deve acrescentar 1 manta bem quentinha e fraldas descartáveis (eu coloquei logo 2).

Os kits prontos são uma mão na roda.

Primeira roupinha: acrescente manta e fraldas.
- Algumas listas pedem para levar saquinhos para roupinhas sujas. É uma opção, mas eu fui usando os saquinhos dos kits que iam vagando.

- Se a malinha tiver vários compartimentos, aproveite para colocar roupinhas, lençóis, cueiros e fraldas de tecido de um lado; e no outro você coloca o material de higiene como fraldas descartáveis, toalhas, pomadas, etc. Isso facilitá de montão.

- Não leve chupetas. Nesse período inicial é fundametal levar o bebê ao seio sempre que possível para estimular a amamentação. É a fase mais difícil e precisa de persisitência sua e do bebê. A chupeta só vai atrapalhar.


PARA MIM:

- Documentos: identidade, guia do plano de saúde, cartão do convênio
- Exames: último ultrassom, exames de sangue mais novos
- 3 camisolas com facilidade para amamentar
- 5 calcinhas altas
- 1 chinelinho
- Maquiagem = afinal, todo mundo quer sair bonito na foto, né?
- Xampu e condicionador
- Sabonete líquidos neutro para banho
- Escova e pasta de dentes
- Pente
- 1 pacote de absorventes íntimos noturnos
- 1 vestido com abertura frontal para sair da maternidade = achei os vestidos mais confortáveis no pós-parto do que colocar uma calça.
- Conchinhas para seio ou absorventes para o seio. = as conchinhas são melhores. Elas deixam os mamilos arejados e mais proeminentes, facilitando a pega do bebê.
- Máquina fotográfica com carregador ou pilhas extras
- Álcool em gel e sabonete líquido para as mãos (nossas e das visitas)

DICAS:

- No quarto da maternidade já tinha um recipiente com álcool em gel, mas fiz um personalizado, com a mesma arte das lembrancinhas e deixei perto delas. Ficou bem bonitinho.

- Para as mamães, a Santa Casa de Maceió não dá quase nada, apenas toalhas. Então, levem todo o material de higiene pessoal de vocês. Recomendo o sabonete líquido para o corpo pois é mais higiênico que os de barra.


7 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi, Mariana. Foi na Sta. Casa de MIsericordia de Maceió.

      Excluir
  2. Priscilla Lucena23 de maio de 2013 20:53

    Adorei as dicas! vi um link no grupo "guardei pra vc" e resolvi conferir!! estou com 7 meses e a neném já está encaixada..pode vir a qlq momento #medo, e eu não tinha noção do que levar, já tinha colocado todas as roupas em cima da cama umas mil vezes rsrss, desisti e imprimi a sua lista! =**

    ResponderExcluir
  3. Não encontrei em nenhum site ou blog um artigo tão perfeito sobre a mala da maternidade. Obrigada! Foi show!!!

    ResponderExcluir
  4. Respostas
    1. Oi, Jackeline. Ficamos 3 dias no Hospital. Mesmo que seja parto normal, com o qual não tive a felicidade de ser contemplada, vale a pena manter essa proporção. Caso você não use tudo, já tá tudo separadinho para quando você chegar em casa.

      Excluir

Sua opinião é muito importante! Obrigada!