O que você procura?

terça-feira, 4 de junho de 2013

{Oftalmopediatria} Como enxergam os bebês?

Os bebês enxergam quando nascem? Essa pergunta é bastante comum e a resposta muitas vezes gera espanto. Enxergam sim, mas muito mal. “Mas como eles podem enxergar tão mal se muitas vezes parecem olhar em nossos olhos?”

Quando o bebê ainda está na barriga, por volta de 30 a 40 semanas, seu olho já está quase completamente formado. Uma região chamada de mácula, que fica lá na retina, só completará seu desenvolvimento alguns meses após o nascimento e essa é uma das razões pelas quais os bebês não enxergam tão bem. O recém-nascido tem um alcance de visão de aproximadamente 30cm. Por isso, o rosto da sua mãe é o que há de mais interessante, como se a olhasse nos olhos, mas a sua visão é muito borrada e o contraste não é bom, como se uma nuvem de fumaça surgisse na frente. Os bebês são mais atraídos por contrastes fortes como preto/branco e o móbile do berço ainda é apenas um acessório decorativo.

Por volta dos 2 meses de idade, os bebês já começam a esboçar um reflexo para fixar melhor e acompanhar. As cores já passam a ser um pouco mais nítidas, embora ainda não seja capaz de definir todas as cores ainda. Até aqui, o bebê usava mais sua audição e olfato para acompanhar as pessoas do que propriamente da visão.


Daqui para frente, o bebê irá enxergando cada vez melhor. Da mesma maneira que ele aprende a engatinhar, andar e falar, o bebê também “aprende a enxergar”. Isso requer um bom funcionamento do sistema ocular e neurológico, assim como estímulo visual adequado. Com 4 meses, a visão de profundidade está bem definida e isso dá a capacidade de definir o que está perto e longe. É assim que surge o reflexo mão-olho. O bebê vê um brinquedinho e tenta pegar. Com 6 meses de idade, a visão do bebê é muito parecida com a do adulto, mas ainda está em grande processo de mudança. Quando chegar nessa idade, abuse dos livrinhos de histórias bem coloridos. Permita que seu filho toque, pegue e interaja. Esse é um dos melhores estímulos visuais que existe.

A visão do bebê vai se desenvolvendo aos poucos.

 Observem que enxergar não é tão simples assim. Exige um mecanismo complexo de interação do olho e o cérebro e isso é adquirido aos poucos. Até 2 anos de idade, 90% da visão da criança será formada. Os outros 10% ainda se desenvolvem até por volta dos 10 anos. Por isso essa fase é tão importante e qualquer probleminha deve ser logo diagnosticado e tratado. Deixar para quando a criança estiver maiorzinha pode representar um tempo precioso perdido.




Dra. Alline Ramos Cavalcante Veras. CRM/AL 4729
Oftalmopediatria, Estrabismo e Visão Subnormal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Obrigada!