O que você procura?

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Bienal do Livro 2013: você foi? Nós fomos!

Nós alagoanos fomos presenteados durante 2 semanas com a Feira Internacional do Livro. Conheci a Bienal há 2 anos, quando levei meu pequeno, na época com 2 aninhos, para se esbaldar no mundo mágico dos livros. Ficamos tão fãs que estávamos ansiosos pela versão 2013. E ela chegou, com mais gente, mais filas, mais tudo! Faz parte! Chegou e já foi embora, para deixar saudades.



Fiquei muito feliz em ver tantas crianças lá. As escolas mandaram seus alunos de diversas idades para um dia de cultura. Isso é maravilhoso! Só a informação e a educação serão capazes de mudar alguma coisa nesse nosso país. Nunca vi um evento cultural tão democrático. Dos pequeninos aos adolescentes, todos estavam com sua sacolinha de compras, levando um pouco de literatura para casa. Era impressionante como os olhinhos brilhavam! Essa é a prova de que criança gosta de livros sim, que eles nunca saíram de moda e que subestimamos nossas crianças quando estipulamos idade para introduzir a leitura em nossas casas. Seria importante melhorar os preços dos livros para que se tornem mais acessíveis a todo brasileiro, independente de Bienal.

A criançada fez a festa na Bienal e em casa pós-Bienal.

O espetáculo “O Patinho Feio” encantou a criançada! Muito bom, como era de se esperar. Juro que eu não iria assistir novamente. Fiquei bem chateada com o atraso de quase 2 horas na primeira sessão. Mas como ainda estava por lá na hora que começou e meu filho queria muito, lá fomos nós!


O atraso provocou fila enoormmmeeeee. Cansou, mas compensou!

Um pai andava com seus braços repletos de livros, atrás da sua filha de aproximadamente 3 anos. “Viu, filha? Com o preço de 1 brinquedo, olha a quantidade de livro que você vai levar!” Do outro lado, uma adolescente por volta dos 13 anos diz para a amiga: “E agora? Só estou com 7 reais!” A amiga responde: “Mas tem muito livro de 7 reais aqui”. E tinha mesmo! Esses 2 diálogos ficaram guardados na minha memória e representam bem o que foi a Bienal. Democracia, lazer, cultura e informação! Uma vez, ouvi de um empresário que as coisas em Maceió não acontecem porque os maceioenses não dão valor à cultura. Está na hora de provar que esse pensamento está equivocado.

Promoção para todo lado! Maravilhoso!

Minhas críticas à Bienal 2013:

      1)    A primeira sessão do Patinho Feio atrasou demais. Em se tratando de um espetáculo infantil, acho que isso não deveria acontecer. Gerou indignação de muitos pais.

2)  Para a quantidade de ônibus escolar que havia no evento, deveria haver uma pessoa dentro do estacionamento para organizar. Como não havia, o resultado foi engarrafamento na rua e dentro do estacionamento as saídas ficaram bloqueadas. Um verdadeiro caos!

    3) Dentro da Feira, deveria haver mais de uma comunicação entre os ambientes. A única passagem entre o local dos stands e a área de lanches tornava o acesso inviável, muitas vezes. Um empurra-empurra danado! Um tumulto desnecessário.

No geral, foi maravilhoso! Muitos livrinhos aqui para a casa, carinha de alegria do meu mais velho (já que a princesinha ainda não entende nada) e a frase dele: "quero mais Bienal e mais livros, mamãe!". Valeu demais!

Alline




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Obrigada!