O que você procura?

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Cabelos cacheados e crespos, como hidratar?

 (Por Layanne Azevedo)


Aqueles cachinhos lindos, super bem formados, sem frizz que aparecem nas revistas infantis são lenda? Por que nas nossas filhas os cachos esfarelam, deformam, ficam cheios de frizz e a alternativa prática é amarrar os cachos e deixar eles bem presos sem possibilidade de fuga para se rebelar?... Os meus métodos não são ortodoxos, eu trato cabelo de criança crespo e cacheado igual a cabelo de adulto (a partir de dois anos ou a partir da idade em que a criança já consegue fechar os olhos na hora de passar o shampoo). Explico o porquê: produtos para crianças são “fracos”, pouco emolientes ou tem baixa concentração de princípios ativos, o que leva a um desperdício imenso de produto (porque tem que usar grande quantidade para conseguir umectação) e dinheiro (por que as mães ficam testando mil marcas infantis e depois não usam os produtos pois eles não atenderam as expectativas).


Que linha escolher? Escolha uma linha hidratante, umectante! Vai estar escrito lá no rotulo: cabelos ressecados ou rebeldes. Esqueça as linhas de cabelos danificados isso serve para cabelos com química (eu espero que não seja o caso). Lave o cabelo da sua filha (ou filho) com shampoo hidratante todas as vezes que você molhar o cabelo! Sim, tem que passar shampoo pra remover o suor, sujeira, poeira, restos de comida (no cabelo da minha filha sempre tem comida:/) e depois hidrate com máscara ou use condicionador com enxágue. Depois do banho enxugue suavemente com uma toalha (suavemente! Não torça igual a pano de chão!) e aplique creme sem enxágue especifico para cabelos crespos ou cacheados misturados com reparador de pontas (mistura na mão mesmo antes de usar). A quantidade? Aí que o bicho pega! Você vai descobrir essa alquimia no dia a dia, dosando a quantidade de creme e óleo para não deixar o cabelo fuá e também não deixar ensebado. Em uma semana você pega o jeito, nada que uma mãe não resolva! A dica para dias de festa é misturar junto ao creme sem enxágue e óleo reparador um pouco de gel sem álcool, os cachinhos vão segurar mais um pouco naquele fuzuê de menino pulando e suando! E por último, ande com um borrifador com água e creme sem enxágue misturados para umedecer os cachos durante o dia quando eles se rebelarem além da conta. É importante manter o corte em dia, mesmo alguns milímetros de ponta aparada já melhoram o aspecto dos cachos e da arquitetura de maneira geral.

Existe uma linha de conduta para cabelos crespos black power que é o No-poo/ low poo (sem shampoo e pouco shampoo, respectivamente, em tradução livre). Algumas mulheres relatam não usar shampoo ou usar shampoo apenas uma vez ao mês e usam óleos vegetais (azeite de oliva e abacate) para umectar os fios. Não acho válido para crianças por motivos óbvios: criança se suja muito! Imagine passar uma semana acumulando sebo misturado com resto de areia da escola e massa de modelar no couro cabeludo? Não né?
Pois bem, hidrate bem os cachos e eles serão comportados e lindos, trate-os bem e eles reagirão positivamente ao tratamento! Cabelo de criança não deve ser alisado ou relaxado, estimule sua filha a amar o cabelo dela natural! Deixe os cachos soltos, é lindo, é moda, é confortável!

Viva ao black power kids!

2 comentários:

  1. Lay, ótimas dicas!! Adorei!!! Mas aqui ainda estamos na luta pra conseguir a "fórmula perfeita"... :( kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tente a misturinha de creme de pentear com reparador de pontas! Doma bem até aqueles cachos mais rebeldes! 😊

      Excluir

Sua opinião é muito importante! Obrigada!