O que você procura?

quinta-feira, 23 de julho de 2015

Suco de caixinha. Quando é uma boa pedida?

(Por Thayanara Gouveia)


Olá, mamães!!
Quem aqui faz a lancheirinha do filhote para levar para a escola? Tenho certeza que todas (ou quase toda, rsrsrs) se preocupam em deixar a lancheira  do pequeno a mais saudável possível. E, nessa busca pela alimentação saudável, na correria do dia a dia, deixamo-nos  atrair pela “praticidade saudável”. Aquelas  caixinhas super lindinhas, com os personagens dos desenhos animados que os nossos filhos mais gostam, com as frutas perfeitas na frente e, muitas das vezes acompanhadas de  algumas  frases que nós mães, mais gostamos “ enriquecido de” “fonte de” e outras frases que deslumbram nós, mães. Confesso, o marketing é perfeito! “ mas, será que estamos levando algo realmente saudável ou estamos comprando” gato por lebre”?  Vocês sabiam que existe  diferença  entre suco, néctar e refresco? De forma geral e bem resumida, seria assim:
 
Suco:  É o produto concentrado, integral, com 100 % de fruta. O suco não pode ser adicionado de corantes e conservantes. Nos sucos, a adição de açúcar é de  no máximo 10 % da composição e no rótulo no produto deve conter a frase: “Suco de fruta adoçado”.
 
 Néctar:  possui uma concentração inferior a de polpa de fruta em relação ao suco. Esta concentração, nos néctares, varia de 20% a 30% conforme a fruta. E, ao contrário dos sucos, pode receber aditivos, como corantes e conservantes.

 
Refresco: O teor de fruta varia em média entre de 2 a 10%. São as mais ricas em aditivos, como corantes e conservantes.
 
Então, mamães, respondendo à pergunta: Quando o suco caixinha é uma boa pedida? Na verdade, quando compramos um “suquinho de caixinha” jurando que estamos “abafando”, na verdade estamos é comprando uma diluição de água, açúcar, corante (maioria dos casos) e um tico de polpa de fruta. Triste realidade, não é ?
 
E qual a sugestão que dou para vocês?
Polpa de fruta congelada! É só bater com água e colocar na garrafinha térmica. Em menos de 2 minutinhos conseguimos fazer isso. Nossos filhos merecem! Concordam?
Um excelente dia para todos vocês!
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante! Obrigada!